duartinense - Definition. Was ist duartinense
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist duartinense - definition

MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Duartinense
  • alt=
  • Imagem do coreto e da Igreja Matriz
  • Igreja Tenrikyo 2 (Família Miyoshi)
  • Igreja Tenrikyo 1 (Família Mabuchi))
  • Laranjal em Duartina
  • Monumento duartinense em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil
  • esquerda

duartinense         
adj m+f (top Duartina+ense) Relativo a Duartina, cidade e município do Estado de São Paulo
s m+f Pessoa natural desse município.
duartinense      
adj.2g.s.2g. (-1926 cf. IBGE) relativo a Duartina SP ou o que é seu natural ou habitante
-etim top. Duartina + -ense

Wikipedia

Duartina

Duartina é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, região sudeste do Brasil. Localiza-se à noroeste da capital do estado, da qual dista 366 km em linha reta, 375 km (via Rodovia Castelo Branco/BR-369) e 380 km (via Rodovia Castello Branco/Marechal Rondon). Limita-se com os municípios de Cabrália Paulista, Lucianópolis, Avaí, Fernão, Gália e Piratininga. Três rodovias estaduais cortam o município, sendo elas a SP 294 (Rod. Comandante João Ribeiro de Barros), SP 293 (Rod. Lourenço Lozano) e SP 315 (Rod. Antônio João Garbulho). 

Duartina emancipou-se de Piratininga por meio de proposta apresentada pelo então deputado estadual Eduardo Vergueiro de Lorena. O nome dado à estação ferroviária da localidade passou a ser o nome do município; deste modo, Santa Luzia do Serrote passou oficialmente a chamar-se Duartina. Seguindo a tendência estadual e federal, o grande empregador do município é o setor de serviços.

O município integra o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, formado pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga, com vocação para o turismo cultural, histórico e rural. Em Duartina os principais atrativos turísticos são o Ecoparque Ciro Simão, a Igreja Matriz de Santa Luzia, a Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Museu Histórico Municipal, o Pesqueiro Santa Luzia e a Casa do Artesão. 

Duartina ganhou destaque no noticiário nacional em 2018 devido as alegações do MST de que, a Fazenda Esmeralda, ocupada pelo Movimento, pertenceria a Michel Temer. Publicamente a fazenda pertence ao Coronel Lima, amigo íntimo de Temer. Lima e Temer foram presos pela Lava Jato na manhã do dia 21 de maço de 2019 acusados de estarem envolvidos em um esquema de recebimento de propinas milionárias.

O município foi um dos representantes da região de Bauru no Festival Gastronômico Sabor SP realizado na capital paulista e promovido pelo Senac com o intuito de promover o sabor e a identidade da culinária paulista. O manjar de amora do Pesqueiro Santa Luzia foi o prato classificado. A relação de Duartina com as amoreiras remonta o período da sericicultura, quando o município era conhecido como a "Capital da Seda".

Passado o ciclo econômico da produção de seda, Duartina localiza-se atualmente na frente de expansão do cinturão citrícola do estado de São Paulo, fornecendo matéria prima para gigantes do mercado de cítricos, como as multinacionais Cutrale, Fisher e Louis Dreyfus. O município também compõe o 12º Polo de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, criado em 2019 para fomentar a produção de papel, celulose e reflorestamento. Duartina possui uma área de mais de 2500 hectares plantados de eucalipto em regime de parceria entre proprietários rurais locais e as empresas Bracell e Suzano, líderes mundiais na produção de celulose.